Os livros “Italianos em Itu: da imigração à atualidade”, volumes 1 e 2, organizados por Edson Carlos de Oliveira, Maria de Fátima Boni Oliveira e Vilma Pavão Folino, acabam de ganhar um importante reconhecimento internacional ao serem enviados pelos organizadores, após requisição, para a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, uma das maiores e mais importantes bibliotecas do mundo.
Estabelecida em 1800, e localizada na capital dos EUA, Washington, D.C., a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos possui aproximadamente 173 milhões de itens e materiais de todas as partes do mundo em mais de 470 línguas.
“Italianos em Itu” conta a história da imigração italiana para a cidade de Itu, no interior de São Paulo. O livro apresenta o contexto histórico e social que levou a essa migração, além de contar as histórias de vida dos imigrantes e seus descendentes na cidade. Histórias que foram escritas pelas próprias famílias, e organizadas de acordo com cada região da Itália.
“As memórias dos imigrantes e seus descendentes em nossa cidade estão perpetuadas também numa das maiores bibliotecas do mundo. Ultrapassamos a amplitude de nossos objetivos. É uma honra imensurável!” disseram Edson Carlos de Oliveira e Vilma Pavão Folino.
Os organizadores também editaram e traduziram recentemente os dois volumes para a língua italiana. Eles planejam realizar o lançamento dos livros em setembro de 2023, em Treviso no Vêneto e Mantova na Lombardia.
Sem duvida é uma obra que houve muita dedicação e sonhos envolvidos. Parabéns ao Edson, Vilma e Fátima. Att André
Parabéns a vocês que se empenharam e nos deram a oportunidade de participar do resgate das memórias da imigração Italiana na cidade de Itú. Sinto orgulho em ter participado desse projeto, e ter contado a história dia Família Spinosa, na figura de meus avós e seus descendentes. Merecido reconhecimento!