Futebol e tecnologia andam passo a passo, fazendo jogadas fenomenais. Foi o caso ontem, 12 de junho, na festa de abertura da Copa do Mundo 2014, ocorrida no Itaquerão. Ali, antes mesmo do início da partida entre Brasil e Croácia, um jovem paraplégico realizou a façanha de chutar a bola do jogo, por meio de um exoesqueleto hidráulico batizado de “BRA-Santos Dumont 1”. Um pequeno passo para o jovem que moveu a bola, mas um grande passo para a humanidade. O chute mágico de ontem ocorreu graças ao Projeto Andar de Novo, liderado pelo médico e cientista Miguel Nicolelis.
O exoesqueleto ainda é um protótipo e ainda será preciso muitos testes antes de sua ampla adoção por paraplégicos e tetraplégicos. Mas sua inserção na abertura de um dos eventos mais populares do planeta demonstra como o futebol anda de mãos dadas com o mundo da tecnologia e da cultura digital.
Curioso sobre o tema? Então confira a matéria Próxima Partida: Homem x Máquina, escrita pelo diretor da FoxTablet, Jean-Frédéric Pluvinage, para a revista Continuum do Itaú Cultural. E não fique surpreso em ver uma abertura de Copa iniciada pelo chute de um robô.