A FoxTablet esteve presente, no dia 18 de fevereiro, em SãoPaulo, na Contec Brasil, conferência sobre educação, conteúdo de mídia infantil e tecnologia. O evento, cuja primeira edição ocorreu em 2012, é realizado pela Feira do Livro de Frankfurt, e teve como tema “O futuro da aprendizagem interativa”.
Diversas experiências e cases foram apresentados, por editores e educadores brasileiros e internacionais. Michael Ross, vice-presidente sênior da Encyclopaedia Britannica, demonstrou como a famosa coleção de enciclopédias sobreviveu ao universo digital migrando para o CD e depois para a assinatura de conteúdo digital de alto valor acadêmico. Uma transição que muitas outras enciclopédias tradicionais não souberam fazer.
O fato é que, com esta nova geração de nativos digitais, que já nascem manuseando dispositivos móveis interativos, o livro digital interativo veio para ficar. Ele não vai substituir o impresso, mas oferecer material complementar, podendo ser um bom suporte para pesquisas com palavras-chave, criação colaborativa, troca de ideias, exercícios que podem analisar os pontos fortes e fracos dos alunos, conteúdo personalizado, e muito mais.
“Trata-se de um evento muito interessante focado em conteúdo, independente da mídia, impressa ou digital. Uma excelente oportunidade para acompanhar experiências com a adoção de meios digitais na educação de alunos no Brasil e em outros países” afirmou Ricardo Minoru Horie, diretor da Bytes & Types, para o blog da FoxTablet.
“Meu destaque foi a Escola Digital, citada pela palestrante Anna Penido, do Instituto Inspirare que reúne dezenas de elementos educacionais multimídia chamados Objetos Digitais de Aprendizagem, a maioria gratuita. Independente de inseridos dentro de livros didáticos ou usados por professores dentro das salas de aula, os jogos, aplicativos, vídeos e animações complementam as explicações teóricas e tendem a aumentar consideravelmente a compreensão dos conceitos”, complementou Ricardo.
Já para Cristiane Cabral, designer e produtora editorial da FoxTablet, participar da Contec forneceu ótimas referências de como as grandes empresas multinacionais estão atuando no mercado editorial educacional.
“Com o advento da tecnologia nos meios de comunicação, tornou-se necessária a integração de soluções inovadoras para a divulgação de conteúdos de aprendizagem, não somente os livros são os meios para aquisição do conhecimento, mas a união do meio impresso e digital, como por exemplo as plataformas on-line, aplicativos, e-books e ferramentas interativas como os games. Isto representa um desafio e uma oportunidade aos profissionais no desenvolvimento de projetos de aprendizagem”, explica Cristiane.